Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Hélio Carlos Cox

Hélio Carlos Cox
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Cox
Patente/Registro Aspirante Aviador da Reserva Convocado / BO-502
Nascimento 03/01/1919, Recife (PE) - Brasil
Falecimento 17/11/2005, Petrópolis (RJ) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções Em 28 Out 44, Promovido a 2º Tenente
Condecorações Campanha da Itália, Cruz de Aviação fita A e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho de OSCAR RODOLPHO COX e ALICE IRACEMA COX. Casado duas vezes teve 6 filhos. Dois do primeiro casamento: Viviane e Helito, e quatro do segundo com a Sra. Elvira (a quem conheceu durante um vôo comercial pilotado por ele do Brasil para a Europa): Christian Renato, Frederico Guilherme, Gustavo Henrique e Luiz Felipe, além de 8 netos: Tatiana, Alice Carolina (Alice em homenagem a mãe do Helio), Maria Eugenia, Alexandre, Gabriela Sol (Sol em homenagem ao Helio - que significa sol em grego), Manuela, Igor e João Felipe.

História

Ao regressar ao Brasil, pediu dispensa da FAB e foi ser piloto civil na PANAIR do Brasil, aonde chegou a Master Pilot, pilotando os aviões Constellation de carreira Internacional, e acumulou mais de 20 mil horas de vôo. Mais tarde foi ser piloto de avião a jato até sua aposentadoria.

Seus hobbies eram cozinhar e marcenaria. Em seus trabalhos com madeira, perdeu a ponta de dois dedos, mas nem por isso deixou de trabalhar em seus projetos. Depois que se aposentou definitivamente da vida de piloto, Helio abriu um restaurante em Petrópolis (RJ), Chez Cox, onde juntou sua alegria de estar cercado de gente ao seu gosto por preparar comidas deliciosas e refinadas.

Piloto de combate da esquadrilha vermelha, tendo completado 6 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 11 NOV 44 e sua última missão em 19 NOV 44. Quando ainda em treinamento em Aguadulce, sofreu uma pancada nas costas, que prejudicou sua espinha dorsal. Foi temporariamente afastado do vôo até que se recuperasse. Na Itália porém, com as pressões sofridas nas recuperações de mergulhos picados, o problema do Panamá se acentuou ao ponto de no término de sua 6ª missão de Combate, os médicos o afastarem do vôo. Retornou ao Brasil em 21 JAN 45 após ficar 47 dias baixado no serviço médico.